mk

domingo, 14 de julho de 2013

Diminuir a temperatura da CPU


Uma desvantagem dos notebooks atuais é a sua capacidade de superaquecimento. Com um tamanho reduzido, os fabricantes fazem modificações para manter o equilíbrio entre potência e temperatura.
Correndo o risco de ofender os fabricantes, parece óbvio que esse equilíbrio nem sempre é alcançado.
A maioria dos notebooks tem sérios problemas de temperatura, e ainda mais em época de verão, onde a temperatura não ajuda a refrigeração. Aqui estão algumas dicas para tornar o seu computador, e, por extensão, seu colo, livres do superaquecimento.

Mantenha ventilação livre
Apesar de pequeno e bem camuflado, as entradas de ar estão lá. É vital para garantir que eles tenham uma forma livre para expelir o ar quente. Caso contrário, o computador irá tornar-se um forno.
Os notebooks são projetados para uso em superfícies planas, deixando um pequeno espaço para as aberturas. Se colocar o notebook em uma superfície macia como um cobertor, as aberturas vão afundar, e a ventilação ficará comprometida.
Limpeza
Não faz sentido ter um entradas de ar livres se elas são bloqueados com pó e sujeira. A limpeza regular  ajudará a manter sua máquina fresca e funcionando perfeitamente.
Resfriamento
O uso de bases com coolers podem reduzir a temperatura cerca de 10 graus. Infelizmente, a qualidade delas frequentemente deixa muito a desejar. Evite comprar "a mais barata".
Economia de energia
Como você vai usar o computador, é inevitável que este se aqueça. Você não precisa parar de usá-lo, mas você pode minimizar o tempo que ele está ligado, poupando energia na configuração do Windows para desligar a tela, suspender ou hibernar após um certo período de inatividade.

No artigo sobre como aumentar a vida útil da bateria fornecemos algumas recomendações e programas para um gasto de energia mais eficiente. Tudo se resume a máxima "Deixe-o descansar quando não estiver em uso."
Menos uso de CPU
Os computadores portáteis são inteligentes: se você não precisa de todo o processamento, o processador economiza energia da bateria, e também ganha refrigeração.
Quanto mais você tem que esforçar seu computador, mais terá a temperatura elevada. A poderosa placa gráfica é geralmente uma bomba relógio em termos de temperatura, e o mesmo vai acontecer se os seus discos rígidos estão trabalhando constantemente.
Conclusão
Em suma, manter um notebook conservado, sem substituir peças ou comprar um melhor, não é fácil. O senso comum, indica usar uma base para refrigeração e o uso de programas de monitoramento que serão de grande ajuda.