mk

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Acelerar a inicialização do windows

Top 7 maneiras de acelerar o tempo de inicialização do computador


 Se há uma coisa que todo mundo teme, é reiniciar seu computador. Pode levar apenas um minuto ou dois, mas pode parecer uma eternidade. Aqui estão os 7 melhores ajustes que vai fazer o seu computador inicializar um pouco mais rápido.

Este é um tema bastante controverso, pois há uma grande quantidade de mitos de inicialização. Pode haver outros, alguns dos quais são controversos, mas estes 7 truques são quase certeza de obter uma máquina mais rápida na inicialização.

7. Ajustar a BIOS

Quando você configurar seu computador, a BIOS estará configurada para tornar as coisas mais convenientes para você, mas uma vez que está tudo pronto, essas coisas podem ser desabilitadas. Se você segurar a tecla DEL quando você iniciar o computador, você pode ligar o "Quick Boot" opção e mover seu disco rígido para o topo da lista de prioridade de boot. A configuração de Quick Boot irá desativar os testes de seu computador e funciona quando ao ligar, se ajusta a prioridade de inicialização do seu computador a não procurar por CDs, pen drives, ou outros meios de comunicação, o que vai iniciar seu sistema operacional mais rápido. Se você precisar de arrancar a partir do CD, porém, você vai ter que voltar para o BIOS e mudar isso de novo.

6. Limpe os programas que carregam na inicialização

Uma das maneiras mais utilizadaso e que funcionam para acelerar o seu processo de boot é manter os programas desnecessários desativados ao iniciar-se com o seu computador. Você pode fazer isso executando msconfig da caixa do menu Iniciar pesquisa, e indo para a aba Inicializar. Esta lista de aplicações vai dizer o que cada uma dessas aplicações faz, então você sabe que você pode desativar e quais os que você não pode desativar. 

Muitas pessoas argumentam que desabilitar serviços de msconfig também irá acelerar o seu tempo de boot, mas descobrimos que isto é mais problemático do que se pensa . No entanto, você pode atrasar alguns serviços de inicialização para que o computador arranque mais rapidamente e depois tenha que se preocupar com eles mais tarde, assim, você não precisa de todos esses serviços no momento em que iniciar a sua máquina.  

5. Desativar Hardware não utilizados

Seu computador carrega um monte de drivers quando inicia, alguns dos quais você pode até não usar. No Gerenciador de dispositivos da caixa do menu Iniciar, pesquise e olhe para qualquer coisa que você não está usando: Bluetooth-controladores, modems e adaptadores Wi-Fi são comuns. Clique com o botão direito do mouse na entrada que deseja desativar e clique em "Desativar". Lembre-se de fazer isso apenas com coisas que você realmente não use. Se usar Redes sem fio, você precisará manter os s adaptadores Wi-Fi habilitados. Também vale a pena mencionar aqui que manter todos os seus drivers atualizados irá ajudar esta parte do tempo de inicialização.

4. Remover fontes desnecessárias

Desde o início dos tempos, o Windows carrega na inicialização fontes e diminuiu o tempo de inicialização. Este é um problema menor do que costumava ser, mas ainda pode te atrapalhar um pouco. O Windows 7 carrega mais de 200 fontes na inicialização; ainda mais se você tiver instalado o Microsoft Office. Se você usa  poucas dessas fontes, você pode desativa-las para acelerar esse processo. No Windows 7, abra a pasta Fontes da caixa do menu Iniciar pesquisa e marque todas as fontes que você não precisa. Em seguida, clique no botão "Ocultar" na barra de ferramentas. Dessa forma, se você quiser eles, você pode trazê-los de volta, mas o Windows não irá carregá-los na inicialização. Note que se  apenas remover algumas fontes, provavelmente, não vai fazer uma diferença perceptível para você.

3. Upgrade da memória RAM

Instalando mais RAM sempre foi uma maneira eficaz de acelerar o seu computador, e isso não mudou. RAM é muito barato hoje em dia, assim não há razão para não fazer um upgrade e fazer seu computador  funcionar um pouco mais suave.

2. Dê ao seu computador um IP estático

Quando você iniciar o computador, ele gasta uma quantidade significativa de tempo perguntando a rede qual o seu endereço IP. Você pode se livrar do processo por completo, dando o seu computador um endereço IP estático que nunca muda. Não só tornará a sua rede mais fácil de gerir (já que cada computador sempre terá o mesmo endereço IP), como pode diminuir o tempo de sua inicialização.  

1. Instale um Solid State Drive

Um dos melhores upgrades que você pode fazer para o seu computador é instalar um drive de estado sólido, que tem tempos de leitura super-rápidos que podem acelerar consideravelmente o seu arranque. Eles certamente não são um upgrade barato, mas se você quiser acelerar o seu computador e seu tempo de boot, a instalação de um SSD fará toda a diferença.

Mais uma vez, estas não são as únicas maneiras de encurtar o tempo de arranque do computador, mas são alguns dos mais bem conhecidos, são métodos confiáveis. Se você tiver um dos seus próprios ajustes favoritos, compartilhe com a gente nos comentários, mas cuidado com os mitos e com as ciladas pois, há uma série de ajustes por aí que fazem mais mal do que bem.

Um comentário:

  1. Realmente funciona podem confiar, e na verdade poucos segundos fazem muita diferença na hora de ligar, quando se está com pressa de fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir