mk

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Qual a hora certa de desfragmentar o HD....

Há muitas razões por que um computador pode perder desempenho, mas uma das mais importantes é a fragmentação de arquivos. Além de ensinar a você sobre isso, existem muitas ferramentas que podem ajudar a combater esse mal, e vamos mostrar alguns deles.
Plataformas Windows sob seu controle um grande número de arquivos, que podem ser alteradas sempre que você precisar. Adicionado a isso, um usuário médio manipula seus próprios arquivos, criação de novos, baixar mais e variando o tamanho das já existentes. O local de armazenamento típico acaba sendo o disco rígido, e você pode acessar esses dados com a frequência necessária, mas depois de um certo período de tempo, o disco rígido começa a custar um pouco mais de trabalho.

O motivo é a fragmentação de arquivos, e explicar como ele é muito fácil. Suponha que você crie um arquivo de imagem com um tamanho de um megabyte. Ao armazenar, o Windows procura o espaço disponível primeiro livre para colocá-lo lá. Se a diferença é grande o suficiente, ele salvou uma vez, e não haverá consequências graves. O problema é quando o espaço livre não é suficiente. Para armazenar o arquivo, o Windows divide o arquivo em partes necessárias, fragmentando. O que há de errado com isso? Que se um arquivo tem várias seções espalhadas por toda parte, obriga o disco rígido a dividir seu trabalho em mais cabeças, o que faz com que o tempo de acesso de arquivos fique mais lento.

Por si só, o Windows não pode fazer muito, por isso cai nas mãos do usuário para corrigir esta situação. Isto é feito através da execução de uma desfragmentação de arquivos. Esta operação faz com que os arquivos voltem a ser localizados na superfície do disco, de modo que todas as partes que formam um ficheiro são armazenados em ordem ascendente. Com isso, o disco rígido vai gastar menos recursos, levando a um menor tempo de acesso.

Em suma, com a desfragmentação voce não tem nada a perder, somente a ganhar. Vamos ver o que você precisa para realizá-la:

Um cenário terrível para desfragmentar: Múltiplos programas abrindo ao mesmo tempo
1) Feche todos os programas antes de executar uma desfragmentação. Essa atividade leva tempo, e seu computador deve ter mais recursos disponíveis. Se por algum motivo você vai usar vários programas, e em seguida vai desfragmentar, adie para depois. Quanto menos programas em execução, mais eficaz se torna a operação.

Desativar a proteção de tela para evitar problemas na desfragmentação
2) Desative temporariamente a proteção de tela e a varredura do antivírus, se possível. Estas duas operações podem interromper o processo de desfragmentação, causando a necessidade de começar do zero. Se o antivírus não permitir a desativação, a operação ocorre em um momento que você sabe que o antivírus não iniciará qualquer atividade.

3) Plataformas Windows vem com um desfragmentador embutido. No Windows XP, o caminho é: Iniciar - Todos os programas - Acessórios - Ferramentas do Sistema - Desfragmentador de disco. No lado do Windows Vista, a maneira mais fácil é ir ao computador e clicar no botão direito do mouse sobre o disco desfragmentado. Escolha Propriedades, vá até a aba que diz ferramentas, e lá você vai ver a opção de desfragmentar.

4) Na versão do XP, clique em desfragmentar o disco rígido (se o computador tiver mais de um, ou se o disco tem várias partições). Você pode clicar em teste para ver quanto fragmentado está, mas você pode ir diretamente clique em Desfragmentar. Para o Windows Vista, as opções são praticamente as mesmas. 

5) Paciência. O tempo de espera é proporcional ao grau de fragmentação do disco, então se você nunca tinha feito uma desfragmentação, aceite a idéia de que você deve esperar um algumas horas antes de usar o computador. Claro que a operação pode ser interrompida, mas deixar uma meia desfragmentação é tão ruim como não fazer uma desfragmentaçao.

O desfragmentadormdo Windows XP. Observe as linhas vermelhas que indicam a fragmentação.
No Windows Vista, o desfragmentador é muito simples e pequeno
6) É provável que nem todos os arquivos estejam corretamente alinhados na primeira passagem, você vai notar se há algumas linhas vermelhas no desenho. Por isso, recomendamos que você faça uma segunda passagem, isto vai ser muito mais rápido do que o primeiro. No entanto, este ponto é opcional. Com uma passagem você pode corrigir a maioria dos problemas.

7) Mantenha seu disco rígido o mais limpo possível. arquivos temporários , cheios de álbuns, programas que você usou apenas uma vez e nunca mais usou, todos contribuem para a fragmentação de arquivos.

3 comentários:

  1. Não espere muito para desfragmentar seu HD, pois de pendendo do seu uso diário, em poucas semanas o processo já será bastante útil.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um usuário assíduo, e sempre me preocupei com a saúde do sistema operacional. Como foi dito no texto, com a desfragmentação, só temos a ganhar. Mas eu recomendo que se use um software de terceiros, como o gratuito Auslogics Disk Defrag, já que o defragger do Windows é muito superficial - e em alguns casos, mais lento.

    Uma outra dica, é criar uma ou duas partições, que isso aumenta também o desempenho. Quem trabalha com máquinas virtuais, como eu, por exemplo, usá-las em uma partição separada, é o ideal, para não comprometer a partição original e todos os programas, com a fragmentação excessiva.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Thiago, também utilizo o Auslogics na versão Professional e a diferença após a desfragmentação é notória, pois diferentemente do desfragmentador nativo do Windows, ele aloca os arquivos para o início do disco em clusters menores agilizando o acesso aos arquivos. Com o aumento da capacidade dos HDs hoje em dia, dividir o HD em 2 ou mais partições também aumenta o desempenho do processador ao localizar arquivos no HD.
    Obrigada pela visita, e pelo comentário.
    Volte sempre...

    ResponderExcluir