mk

sábado, 15 de junho de 2013

Como fazer overclock em notebook

A velocidade com que a CPU (Central Processing Unit - Unidade Central de Processamento) de um computador móvel desempenha funções básicas, tais como os programas e processos na inicialização , é determinado pela velocidade do clock do processador. A  velocidade de clock de CPU refere-se ao número de ciclos por segundo, ou hertz (Hz) que o computador possa ser concluído. Aumentar a velocidade do clock de um computador é um processo chamado de "overclock". Você faz um overclock do processador ao acessar um menu no notebook chamado BIOS (Basic Input Output System - Basic Input e Output).

Instruções:
  • Reinicie o seu laptop e fique atento a tela quando reiniciar o sistema. Resumidamente pisca uma linha de texto na tela, que lhe pede para pressionar uma determinada tecla para entrar no "Setup" (Configurações). Em geral, a tecla é um dos "F", como "F3". Em alguns casos, em vez de uma linha de texto, o visor brevemente pisca por completo. Se isso acontecer, pressione a tecla "Escape" ou "Esc".
  • Selecione o item de menu "CPU Frequency" (freqüência de CPU) para entrar na página que exibe a velocidade do clock do seu notebook.
  • Aumente a velocidade de clock através da realização de um pequeno aumento e salve as alterações clicando em "OK".
  • Reinicie o computador e teste o funcionamento normal. Se todos os seus programas carregarem e funcionarem corretamente, repita o passo anterior até que o computador pare de funcionar corretamente, ou até que ocorra erros durante a inicialização. Quando você começar a ver os erros, reduza a velocidade de clock para o último nível que melhorou a velocidade de seu notebook sem afetar negativamente o desempenho.
Dicas e avisos:
  • Anote velocidade de clock original antes de fazer as alterações, e mantenha o controle das alterações feitas para que você possa restaurar o valor do clock utilizado anteriormente, caso o notebook comece a ter problemas para carregar os programas corretamente.
  • Enquanto o overclock pode tornar o computador mais rápido, ele também aumenta a produção de calor do processador.
  • Superaquecimento aumenta o desgaste, o que pode afetar a vida útil do notebook ou mesmo um computador.

2 comentários:

  1. Mas na minha bios, quando entro em advanced, não tem estas opções.
    só que aqui mostra que eu tenho um suporte para upar até 3.60 GHz.
    Notebook Aspire 5 A515-41G-1480 With Turbo Core up to 3.60 GHz
    Espero que você responda :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil ele responder, faz mt tempo q ele fez isso

      Excluir