terça-feira, 2 de abril de 2013

Desinstalar um programa no windows 7



Há duas maneiras de desinstalar um programa no Windows 7, o jeito errado e do jeito certo. Infelizmente, porém, muitas pessoas desinstalam um programa usando as maneiras erradas, que podem conduzir a um desempenho ruim e os problemas no computador. Estas formas são algumas das erradas: excluir a pasta do programa ou simplesmente apagando os ícones. Quando você tenta remover um programa dessa maneira, haverá uma grande quantidade de informações de configurações deixadas no Registro do Windows, bem como arquivos que podem ser instalados em outros locais que não a pasta do programa. Esses arquivos órfãos e dados tem a chance de causar conflitos no seu computador, gerando assim problemas.

A maneira correta de desinstalar um programa é utilizar a rotina de desinstalação que vem com o próprio programa. Isto irá remover os arquivos,  informações de registro, e outras configurações de seu computador, de modo que não haja conflitos no futuro. Quando um programa é instalado no Windows, ele vai adicionar as informações ao Registro do Windows sobre a maneira correta para desinstalá-lo. Você pode então usar programas do Windows 7 e recursos do painel de controle para desinstalar corretamente o programa. Este tutorial irá orientá-lo usando este painel de controle para que você desinstale programas corretamente. Este método não mudou muito a partir da versão anterior do Windows, mas houve algumas mudanças no 7, que devem ser delineadas.


Para ver uma lista dos programas que podemos desinstalar primeiro devemos abrir os programas e recursos do painel de controle. Para fazer isso você deve seguir estes passos:
No Windows 7, clique no botão Iniciar para abrir o menu Iniciar. Quando o Menu Iniciar abrir clique na opção de menu do Painel de Controle.
Quando a janela do Painel de Controle abrir, clique na opção Desinstalar um programa de opção na categoria Programas. Se você estiver usando o modo de exibição clássico do Painel de Controle, então você deve clicar duas vezes sobre o ícone Programas e Recursos.

Agora vai ser em Programas e Recursos ou Desinstalar ou alterar um programa de tela. A partir desta tela você pode desinstalar programas, ver as atualizações instaladas, e transformar os recursos do Windows.
Esta tela contém uma lista dos programas instalados em seu computador, a empresa que o desenvolveu, e quando foi instalado. Esta tela também contém quatro opções na barra de navegação à esquerda, que não estão relacionados com a desinstalação de um programa. Estas quatro opções são:

Início Painel de Controle - Isso vai trazer você de volta para a tela principal do Painel de Controle.
Exibir atualizações instaladas - Se você clicar nesta opção, você vai chegar a uma tela que mostra as atualizações do Windows instalados em seu computador
Transforme o Windows apresentando ligado ou desligado - Windows 7  é instalado com alguns recursos ativados e desativados por padrão. Ao clicar nesta opção, você pode gerenciar recursos do Vista que você quer habilitado.
O primeiro passo é olhar através da lista de programas para o que você gostaria de desinstalar e então clique nele uma vez para que se torne em destaque. Depois de destacar um programa você vai ver duas novas opções ao lado do Organizar e visualizar botão chamado Desinstalar e Mude.
Se você pressionar o botão Alterar, o programa vai lançar sua configuração de modo que você pode modificar a forma como o programa está atualmente instalado. É importante notar que o botão Alterar não desinstala um programa, mas sim permite que você modifique como ele está instalado atualmente. Se você quiser desinstalar o programa que você deve em vez clique no botão Desinstalar. Depois de clicar no botão de desinstalação você será presenteado com uma confirmação perguntando se você gostaria de continuar. Para quem gosta de atalhos, você pode simplesmente clicar duas vezes em uma entrada para iniciar este processo também. Para alguns programas quando optam por desinstalá-lo, o Windows pode alertá-lo com uma mensagem informando o Windows precisa da sua permissão para continuar. Nesta tela você deve clicar no botão Continuar.
Se você não quiser continuar, então você deve pressionar o botão Não desinstalar, e você vai voltar para a lista de programas. Se você pressionar o botão Desinstalar vai começar a rotina de desinstalação do programa e começará a removê-lo. Uma tela de desinstalação normalmente já estará aberta e pode fazer-lhe perguntas sobre como o programa deve ser desinstalado. Você geralmente deseja remover o programa inteiro, exceto os dados que você possa precisar no futuro. Como um processo de cada programa de desinstalação é diferente, é aconselhável que você leia atentamente cada tela e continue com o processo de desinstalação. Ao desinstalar alguns programas você pode receber um aviso do Windows informando que programas não identificados desejam ter acesso ao seu computador. Quando você recebe isso, você desinstala o programa, e deve clicar no botão Permitir..

O programa vai agora continuar a desinstalar, e quando concluído, você estará de volta na lista de programas instalados em seu computador. Você vai notar, porém, que o programa que você acabou de desinstalar já não é listado. Neste ponto, você pode desinstalar outro programa ou fechar os programas e tela de Recursos.

Conclusão

Agora que você sabe a maneira correta de desinstalar um programa você pode evitar de deixar arquivos errados e informações de configurações no computador quando você for remover um programa. Isso também permite limpar algum espaço em disco extra, se necessário, por desinstalar os programas que você não precisa. Se você precisar de ajuda para desinstalar um programa no Windows, então sinta-se livre para perguntar.

2 comentários:

  1. Comparado com o windows xp, o windows seven oferece muitas opções de painel de controle e na desinstalação de programas e recursos do sistema.

    ResponderExcluir
  2. Seguindo exatamente os passos indicados, não consigo desinstalar um Programa que só atrapalha, com insistências diárias para que subscreva um certo anti-viros, pago. Já tentei um ror de vezes. Podem explicar o por quê desta situação? Agradecia.

    ResponderExcluir