mk

sábado, 30 de novembro de 2013

Configurar rede com DNS do Google

         Se algo caracteriza os provedores de Internet a nível mundial, não é exatamente a alta qualidade dos serviços que prestam (em alguns lugares são piores do que outros), pelo mesmo motivo, muitas vezes elas apresentam problemas em nossas conexões provocando uma velocidade lenta. Nesse caso, é possível utilizar DNS diferentes para ajudar um pouco.
         Os mais conhecidos DNS (Sistema de Nome de Domínio) protocolos de função são a de atribuir nomes aos endereços IP para acessar diferentes locais com mais facilidade, sem ter que lembrar de valores numéricos. O computador de um usuário tem um cliente DNS que gera solicitações para saber qual o endereço IP corresponde a um domínio específico, ou seja, o usuário digita no navegador "google.com" e o computador pede o IP para um servidor. Os servidores DNS respondem a estas solicitações e dizem ao computador o IP do site, resolvendo o endereço. 
          Nós usuários raramente comunicamos diretamente com o servidor de DNS, mas a resolução dos nomes compõe os aplicativos (navegador, cliente de e-mail, gerenciadores de download, etc.). A maioria dos usuários usam como servidor DNS o fornecido pelo seu ISP (Internet Service Provider). Pois por meio desses servidores DHCP pode ser configurado manualmente.
        Se configurarmos nossa rede e usar os servidores DNS gratuitos, podemos entregar algumas das limitações do nosso ISP e também de proteção e anonimato adicional. Para tal, basta utilizar o Google Public DNS. Desde 2009 o Google disponibilizou para o público, que pode ser usado por qualquer usuário, em qualquer lugar os servidores DNS da web livre. Google Public DNS é sem dúvida uma das melhores opções neste domínio. A disponibilidade do serviço é de quase 100% e tornou-se um dos mais utilizados, recebendo milhares de milhões de pedidos por dia. 
         Para usar o Google Public DNS vamos definir alguns parâmetros em nossa rede, que variam um pouco, dependendo do sistema operacional, e se você usar um roteador ou não. Abra o Painel de Controle e, em seguida, procure o Centro de compartilhamento de rede na opção de Internet e Rede. 
        Clique na opção do painel: Alterar configurações do adaptador e selecione a conexão de rede que você vai editar e clique em Propriedades. Na guia Rede, selecione o item Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4) e clique no botão Propriedades. 
          Na guia Geral, marque os seguintes endereços de servidor DNS e tipo 8.8.8.8 e 8.8.4.4 do servidor DNS preferencial e campos de servidor DNS alternativo, respectivamente. Aceite, reinicie e tente conectar.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Instalação de impressoras


         A impressora é um dos periféricos mais amplamente utilizados. Neste tópico, você aprenderá a instalar e configurar. Há algumas impressoras que o Windows detecta pelo sistema PnP (Plug & Play) e instala como qualquer outro hardware. Este sistema é realizado de forma automática ou pela função de adicionar novo hardware posteriormente.
            Neste tópico vamos aprender a instalar n Windows as impressoras que ele não detecta (geralmente algumas impressoras mais antigas não suportam Plug & Play), impressoras sem fio e impressoras em rede. Para adicionar uma impressora entre em Dispositivos e Impressoras. Temos um botão para acessar direto a esta seção a partir do menu Iniciar. Você também pode acessá-lo a partir do Painel de Controle, em Hardware e Sons.
           A janela Dispositivos e Impressoras mostra o que temos instalado no computador. Na barra de ferramentas acima da área voce verá a opção de adicionar uma impressora que inicia o assistente de instalação. Adicionar uma impressora local é usado quando se opta por instalar essas impressoras que o Windows não detecta e estão ligadas diretamente ao computador por um cabo. Se preferir, você pode ver esse passo a passo pelo assistente em modo avançado.
          A segunda opção, Adicionar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth, é o que nos permite instalar impressoras sem fio ou compartilhamentos de rede. Ele também funciona através de um assistente. Quando instalamos a impressora ela irá aparecer na janela Dispositivos e Impressoras. A impressora com uma marca de seleção verde é a impressora padrão, ou seja, o padrão da impressora para imprimir documentos. Para alterar a impressora padrão, clique direito sobre a impressora e selecione a opção Definir como padrão em seu menu de contexto. Você só pode ter uma impressora padrão.
          Além disso, se você selecionar uma impressora na parte inferior da janela voce vê mais informações sobre ela: o número do modelo de documentos na fila, etc. Lembre-se que se você selecionar as funções para ver isso, você terá informações mais detalhadas sem selecionar os dispositivos.
          É possível remover uma impressora selecionando-a e clicando no botão Remover dispositivo. Se você selecionar uma impressora também pode ver que o botão da barra de ferramentas aparece . Através dela podemos alterar as propriedades, como permissões, formulários, portos, etc. e ter uma visão global das impressoras conectadas.
         Um servidor de impressão nos permite conectar a impressoras de rede que não dependem de um computador específico. Isso é útil para evitar ter que ligar o computador a impressora que está instalada fisicamente e trabalhar de forma mais independente. Para criar um servidor de impressão é necessário um hardware especial.