O sistema de pontos de restauração são ferramentas muito úteis para qualquer usuário do Windows. Graças a eles, podemos reverter para um ponto anterior à situação e resolver os problemas do computador que impedem a propagação de um vírus ou inadvertidamente apagado algum arquivo. É algo disponível no Windows Vista e versões anteriores, mas nas novas do Windows 7 as características são mais avançadas. Veremos nesta dica como aproveitar ao máximo as propriedades do sistema de segurança de acesso.
Para acessar os pontos de restauração, para criar um ou restaurar o sistema, vamos ir primeiro para a opção de menu Iniciar do computador, vamos clicar no botão direito do mouse sobre essa opção e vamos clicar em Propriedades.
Na seção Painel de controle entre na aba Sistema e Segurança que aparece na parte superior. Nesta janela, você pode verificar o status do sistema e acessar sua configuração e certas ferramentas. No nosso caso vamos clicar no link Proteção do Sistema.
Para criar um ponto de restauração, clique no botão Criar nas configurações de proteção no painel de controle. Nós também podemos ativar a proteção para outras unidades disponíveis para o sistema. Em seguida, acesse a restauração do sistema de configuração. Para alterar os parâmetros clique no botão Configurar na seção Configurações de proteção.
Podemos ativar o sistema de proteção, de modo que até mesmo restaure versões anteriores de arquivos e configuração do sistema inteiro, apenas nas versões mais recentes ou completamente desabilitando a proteção. Também é possível agendar um montante máximo de espaço alocado para as tarefas de restauração. Se exceder, o sistema irá automaticamente excluir versões mais antigas. Para seguir vamos clicar no botão na Restauração do Sistema e na janela que aparece, clique em Avançar.
Restauração do Sistema
Agora vamos restaurar o seu computador para um momento anterior que nós escolhemos. Na tela, vemos um número de vezes armazenados como pontos de restauração com um nome descritivo. Se você quiser ver a lista completa de itens clique em Mostrar mais pontos de restauração. Em seguida, verifique o efeito que isso terá sobre os aplicativos que você instalou-lo de volta para a restauração do ponto marcado.
Para implementar o ponto de restauração escolhido, clique em Avançar e, na janela que aparece irá nos perguntar novamente mostrando a restauração de dados de confirmação.Para concluir a restauração clique em Concluir. Se tudo der certo será escolhido o ponto anterior utilizado na restauração.
Muito útil essa ferramenta do windows, que agora no windows 7 e 8 possuem vários recursos de controle, que permitem uma maior segurança do sistema operacional. Recomendo que criem pelo menos 1 ponto de restauração por mês a fim de evitar maiores dores de cabeça com possíveis vírus.
ResponderExcluir