Na Internet podemos encontrar centenas de tutoriais sobre quais são os melhores truques para acelerar o computador, e a maioria deles culpam a lentidão do PC como resultado de apenas um par de suspeitos: Vírus e pouca memória RAM. O fato é que existem muitas outras variáveis, que podem interferir no desempenho do computador.
Sem dúvida que o malware tem uma boa parcela de culpa na maioria das vezes que um PC possui lentidão, no entanto, malwares ou vírus são difíceis de serem detectados depois de infectarem o disco rígido. Isto significa que as chances de se seu computador estar lento, dependem de quando começou a queda de desempenho.
Outro caso comum é a velocidade de unidades de disco rígido. Transmissões mecânicas são basicamente classificadas em dois tipos. Aqueles que giram a 5400 RPM, e girando a 7200 RPM, com a maior velocidade de rotação, o acesso ao disco será mais rápido No entanto, após alguns meses de uso, essa diferença encolhe drasticamente, principalmente porque suas cabeças têm de acessar muitos lugares para reunir as informações e quanto mais arquivos que você tem, mais tempo leva para encontrar tais arquivos.
Outro ponto que a maioria dos usuários erram está na RAM. Enquanto uma quantidade maior geralmente significa mais poder de processamento, a verdade é que nem todos os aplicativos podem se beneficiar de 16 ou 32 Gb. De RAM. Também tenha em mente que nem todas as versões do Windows podem usar toda a memória instalada, como o Windows de 32 bits só que suporta até 4 GB.