mk

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Edição de vídeos com Movie Maker

        Ao falar de programas para edição de vídeo, muitas pessoas se referem ao mercado de opções mais poderosas e populares como o Adobe Premiere Pro e Sony Vegas Pro Mas essas soluções podem ser muito complexas para aqueles que procuram uma alternativa simples. fazer vídeos caseiros de qualidade aceitável. Felizmente, você pode sempre contar com o Windows Movie Maker, programa da Microsoft que vai ao encontro das necessidades de todos os usuários. Vamos ver um pouco mais sobre este programa e suas principais ferramentas.
         Os primeiros passos serão ajustar alguns parâmetros, bem como a importação de fotos, vídeos e áudios para trabalhar em seu projeto. Desta forma, a primeira coisa que você deve decidir é a razão que seu filme vai ficar padrão (4:3) ou widescreen (16:9). Para definir esta opção vá para a aba do projeto e escolha a opção desejada.
        Para importar arquivos, você terá duas opções, adicionando vídeos e fotos encontrados na barra superior ou clicando na área de trabalho do projeto para procurar fotos e vídeos. Escolha qualquer um, já que os resultados são indistintos, e que qualquer um deles vai abrir um explorer onde você deve localizar os arquivos para importar.
       Uma vez que os arquivos foram importados, você verá uma série de miniaturas e ao iniciar você terá um conjunto interessante de ferramentas, entre as quais incluem um número de movimentos de câmera, transições entre cenas, efeitos visuais e títulos de todos os tipos. Assim, você só tem que escrever o texto e selecionar o áudio que acompanha o vídeo, é melhor arrastar e soltá-los para os lugares que deseja ocupar.
Além disso, você pode gravar vídeos ou imagens com a sua webcam para incluir em seu projeto.
        Você pode ir usando as opções em várias guias para o seu vídeo tomar forma e cor. Assim, na guia animações você vai encontrar uma série de transições e movimentos de câmera que você pode aplicar em qualquer quadro (ou todos, se você quiser). Além disso, você pode visualizar cada um deles para ter certeza de que é isso que você quer para o seu vídeo.
       Na guia início há 3 botões, cada um deles irá permitir definir o tempo de duração na tela, o movimento do texto, a cor de fundo e da fonte, entre outras coisas. E se você olhar de perto, o último botão tem uma pequena seta ao lado dele, que, quando pressionado, revela mais opções de texto.
      Ao importar o áudio você pode aplicá-lo a todo o vídeo, ou adicioná-la a partir de um ponto específico. Você verá uma nova aba aparecer para adicionar música (o mesmo acontece para adicionar créditos e títulos). Nesta seção você vai encontrar alguns controles básicos para determinar o comportamento da trilha sonora, ou seja, em que ponto vai começar e quando isso vai acabar.
       Uma vez que seu projeto está completo, você terá várias opções para exportá-lo e compartilhá-lo. Assim, na guia principal, você vai encontrar um guia onde você pode escolher diferentes configurações salvas incluindo vários perfis predefinidos otimizados para dispositivos móveis, DVD e e-mail.
        Como você pode ver o Windows Movie Maker é totalmente fácil e intuitivo. Ele não exige nenhuma configuração complexa ou exigie que você tenha amplo conhecimento em edição de som de tal forma que os resultados que se obtém são ideais. Então, se você quiser fazer produções caseiras, em poucos minutos, você não tem uma alternativa melhor a este programa simples, mas interessante.

Um comentário:

  1. Sem dúvidas o melhor programa para se fazer videos caseiros e guardar lembranças de família, o programa praticamente faz todo serviço exigindo o minimo de conhecimento por parte do usuário. Recomendo para quem ainda não conhece esse maravilhoso programa.

    ResponderExcluir