Casos de espionagem na Internet pelos Estados Unidos tem servido para muitos usuários conscientes da necessidade de salvaguardar a privacidade dos seus dados. Com a idéia de melhorar a segurança da nossa informação, nós dedicamos alguns minutos para rever métodos para criptografar arquivos no Windows, e de certa forma proteger dados essenciais.
O Windows oferece a capacidade de criptografar o conteúdo das pastas, nativamente a partir do próprio sistema operacional. Em geral, o processo é bastante simples e não encontra muita complicação além da precaução de manutenção, conservação, e o certificado necessário para descriptografar os arquivos quando necessário.
A opção de criptografia que inclui o Windows nativamente, na minha opinião, é bastante simples e eu não acho que é livre de acesso não autorizado. Portanto, é plausível lidar com outras opções e utilizar outros utilitários reconhecidos. Um dos mais populares, e também usado no setor de negócios, é o TrueCrypt . Esta aplicação é uma ferramenta de software livre que nos permite criptografar informações Windows, OS X e Linux e oferecendo várias opções de criptografia.
Entre outras coisas, o TrueCrypt pode criptografar todo o conteúdo do disco rígido (incluindo a partição de boot), criar uma partição real ou virtual criptografada ou até mesmo criar drives USB para armazenar arquivos criptografados. Além de todas essas opções de segurança, o processo de aplicação, não compromete o usuário que dificilmente notará interrepções no seu trabalho (com a vantagem de ter seus dados mais seguros).
AES Crypt é outra opção que está disponível para Windows, Mac OS X e Linux e fornece criptografia AES de 256 bits. Neste caso, a criptografia de arquivos e pastas é mais seletiva e é necessário indicar o que você deseja armazenar com segurança. O AES Crypt é integrado ao menu de contexto do Windows, de modo que ao clicar em um arquivo com o botão direito do mouse, podemos criptografa-lo.
Outra opção para criptografar arquivos no Windows sem complicações é AxCrypt que, como AES Crypt usa AES (Advanced Encryption Standard), embora utilize a criptografia mais fraca de apenas 128 bits, mas o que não deixa de ser eficiente.
Os programas citados cumprem o que prometem, nos dias de hoje se faz cada vez mais necessário guardar os dados de forma a proteger os dados sigilosos, tanto de empresas com os arquivos pessoais.
ResponderExcluir