Já são dois anos, com o Windows 8, e apesar de sucessivas atualizações que o melhoraram muito seus números ainda não são excepcionais. A Microsoft sabe disso, e parece que ela vai retornar ao território familiar com o Windows 9. A empresa organizou um evento onde se pode ver os primeiros detalhes oficiais do Windows 9.
A maioria dos dados que temos sobre o Windows 9x é de uma série de vazamentos sobre algo chamado Projeto Threshold. Supõe-se que este projeto de desenvolvimento deve resultar em Windows, mas não é certo que será chamado de Windows 9. Por enquanto, vamos nos referir ao novo sistema operacional com esse nome, simplesmente porque ele é o sucessor do Windows 8.
Se os rumores e vazamentos estão corretos, parece que o Windows 9 será, em muitos aspectos, um retorno às origens. O Windows 8 desapareceu com as longas linhas entre os sistemas tradicionais de desktop e sistemas operacionais móveis. As últimas atualizações do Windows trouxe de volta o botão Iniciar, e parece que o Windows 9x aprofundará a interface de desktop tradicional.
O Windows 9x identificará o tipo de dispositivo no qual está instalado, e se adaptará a interface de acordo com o sistema. Os computadores de mesa que não têm suporte a touch vão começar diretamente no modo desktop. A tela de menus do Windows 8 será, neste caso, concentrada em um menu de início da janela adicional que pode ser estendido para tela cheia, se desejar.
Interessante será a adaptação do sistema de acordo com o hardware, menos problemas de configuração acontecerão eu penso. Sobre o custo, eu, espero que o meu processador de computador com 4 núcleos aguente mais uma versão do Windows. Eu só espero que os aplicativos funcionem sem problemas.
ResponderExcluir