Com a chegada no mercado de impressoras jato de tinta e impressoras a laser econômicos, os usuários destes dispositivos começaram a usá-los sem chegar a pensar sobre o custo de insumos, ou seja, cartuchos de tinta e toner, o que também é verdade que eles são, felizmente, bastante econômicos. É claro que estamos falando de um ambiente de escritório pequeno ou em casa.
Agora, o cenário muda se é uma atividade em que o trabalho realizado é necessário muitas centenas de folhas de papel impressos, consumido no processo, obviamente, muita tinta ou toner. No entanto, o dinheiro gasto com cartuchos de toner e tinta não envolve apenas o uso e o declínio evidente no estoque da mesma, mas também abrange os cartuchos de toner ou aqueles que foram adulterados ou diretamente utilizados, grande parte do orçamento dedicado à impressão.
Antes de começar, deve-se notar que, no caso de compra ou cartuchos de toner de alternativas, o melhor é comprar uma marca reconhecida no mercado, não apenas aquele que oferece o menor preço, uma vez que é possível que não seja a qualidade exigida no processo de impressão e pode mesmo conduzir a danos no equipamento.
Devemos sempre tentar não manipular o cartucho abruptamente, tentando não tocar os componentes eletrônicos ou soltá-los, nem expor a vibrações ou a atrito. Outro ponto a considerar é protege-lo do sol ou ambientes de alta temperatura. Também é uma boa idéia, quando a impressora não estiver em uso, desligue-o e cubra-o com alguns folhas de plástico escuro. Isso vai evitar que os circuitos da impressora e cartuchos sofram por causa de flutuações de energia constantes e, simultaneamente, mantê-los longe de condições de luz adversas e de calor e umidade.
No caso de você ter notado que a qualidade de um dos cartuchos diminui, é melhor limpá-lo com as ferramentas fornecidas com a impressora. Se ainda não melhorar a qualidade de impressão, temos de mudar imediatamente e nunca esperar ser completamente esgotado, pois eles podem danificar a impressora.
ResponderExcluir