mk

sexta-feira, 26 de junho de 2015

As diferenças entre CPU, GPU e APU

          Ao longo do tempo, a tecnologia acumulada dentro de um gabinete de computador tem sido avançada modificando a sua função de modo que é difícil o suficiente para manter-se. Um exemplo claro disso são os diferentes tipos de processador e do número de núcleos que integram, ou mais atualmente APU (Accelerated Processing Unit), que é muitas vezes confundido com o CPU e GPU embora em termos gerais toda esta tecnologia tem a mesma finalidade, são utilizadas em áreas diferentes e para fins diferentes.
         A primeira, a APU (Accelerated Processing Unit) é um tipo de processador no interior das habitações, tanto a unidade de processamento, a CPU, tais como a unidade de processamento de vídeo, GPU. Esse tipo de implantação fornece uma vantagem considerável na velocidade de processamento, e porque também na mesma cápsula contém um controlador de memória e um barramento para o processamento de alta velocidade, tornando-se mais eficiente nos notebooks.
             Graphics Processing Unit, mais conhecido como processadores GPU são montados em placas de vídeos, e, basicamente, estão a cargo de mostrar as imagens na tela resolvendo um bilhão de operações aritméticas por segundo. A GPU pode ser encontrado em nosso computador de duas maneiras diferentes, a GPU em placas de vídeo ou soldadas diretamente na placa-mãe do PC, aplicação chamada "OnBoard" ou "Integrated Video".
       A CPU, também conhecida como "unidade de processamento central" é absolutamente responsável por processar todas as operações do computador a partir do power-on para carregar o sistema operacional, e todas as funções ou operações de que ele ou programas do usuário fazem. Em suma, um computador sem CPU é inútil.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Descompactar arquivos

            Uma das maneiras mais fáceis de compartilhar arquivos, especialmente se falamos de vários elementos simultaneamente, comprimidos, além de reduzir o seu tamanho, oferecem a vantagem de resultarem em um único arquivo, muito mais fácil de enviar através da Internet ou armazena-lo em uma unidade de memória.
         A extensão do arquivo RAR é nada mais do que um arquivo que foi compactado com a aplicação popular de compressão "WinRAR" ou algum outro formato que faz uso de compressão. Felizmente, descompactar um arquivo RAR é uma tarefa bastante simples, e há uma variedade de ferramentas para fazê-lo, incluindo o formato de aplicação WinRAR. WinZIP é outra aplicação reconhecida para esse fim como também há muitos outros programas gratuitos como 7Zip ou PeaZip.
              A primeira coisa que temos a fazer é baixar e instalar uma dessas ferramentas. Depois de ter concluído este passo, tudo que você tem a fazer é pesquisar o arquivo RAR que deseja abrir e clicar duas vezes nele, o qual executará imediatamente o programa recém-instalado. Agora, o último passo, remova o conteúdo do arquivo RAR. Para remover um arquivos RAR e armazená-lo em uma pasta no Windows, tudo que você precisa fazer é pressionar o botão "Remover."
           Devemos também considerar selecionar a pasta do Windows na qual os arquivos no RAR serão depositados, que pode ser qualquer pasta no computador, sempre lembrando que os arquivos descompactados ocuparão mais espaço no disco rígido depois de descompactados. O uso orientado com processadores multi-core, oferece excelente desempenho, suporte para vários formatos e uma excelente interface. 

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Evitar a fadiga visual no PC

            Trabalhando constantemente na frente de uma tela de computador pode causar um grave desconforto e irritação ou fadiga ocular, que eventualmente pode se transformar em um problema muito sério, se não tomar as devidas precauções. Neste artigo vamos encontrar algumas diretrizes para proteger a nossa visão e evitar quaisquer dificuldades nesta importante matéria. 
             Felizmente, existem vários métodos para evitar o problema, muitos simples e baratos de se implementar. Notavelmente, além das dicas mencionadas aqui é fundamental, que na presença de alguns ou todos esses sintomas, deve-se consultar um oftalmologista para avaliar completamente a situação.
            O melhor que podemos fazer, desde que as condições de trabalho nos permita, é colocar o computador perpendicular a uma janela. Mas devemos lembrar de colocá-lo nessa posição, porque se posiciona-lo com a fonte de luz natural por trás poderá ser ainda mais prejudicial. Também terá de gastar alguns minutos ajustando alguns parâmetros do monitor e tentar obter um bom equilíbrio entre reflexões e a luz natural.
            Outro fator que deve ser controlado de forma eficiente é o nível de brilho e contraste do monitor, já que muitas vezes encontramos configurações incorretas de brilho que podem causar-nos a fadiga visual e outros problemas. A primeira coisa a fazer é verificar se o brilho da tela não é muito alto. Para isso, podemos usar a guia de calibração de monitor que consta no manual.