Trabalhando constantemente na frente de uma tela de computador pode causar um grave desconforto e irritação ou fadiga ocular, que eventualmente pode se transformar em um problema muito sério, se não tomar as devidas precauções. Neste artigo vamos encontrar algumas diretrizes para proteger a nossa visão e evitar quaisquer dificuldades nesta importante matéria.
Felizmente, existem vários métodos para evitar o problema, muitos simples e baratos de se implementar. Notavelmente, além das dicas mencionadas aqui é fundamental, que na presença de alguns ou todos esses sintomas, deve-se consultar um oftalmologista para avaliar completamente a situação.
O melhor que podemos fazer, desde que as condições de trabalho nos permita, é colocar o computador perpendicular a uma janela. Mas devemos lembrar de colocá-lo nessa posição, porque se posiciona-lo com a fonte de luz natural por trás poderá ser ainda mais prejudicial. Também terá de gastar alguns minutos ajustando alguns parâmetros do monitor e tentar obter um bom equilíbrio entre reflexões e a luz natural.
Outro fator que deve ser controlado de forma eficiente é o nível de brilho e contraste do monitor, já que muitas vezes encontramos configurações incorretas de brilho que podem causar-nos a fadiga visual e outros problemas. A primeira coisa a fazer é verificar se o brilho da tela não é muito alto. Para isso, podemos usar a guia de calibração de monitor que consta no manual.
Também é muito aceitável para reduzir a fadiga ocular são programas para nos lembrar de parar. Hoje em dia, uma das aplicações mais utilizadas é o navegador web, e é por isso que seria aconselhável instalar certa medida, para fazer exatamente isso.
ResponderExcluir