mk

sexta-feira, 26 de junho de 2015

As diferenças entre CPU, GPU e APU

          Ao longo do tempo, a tecnologia acumulada dentro de um gabinete de computador tem sido avançada modificando a sua função de modo que é difícil o suficiente para manter-se. Um exemplo claro disso são os diferentes tipos de processador e do número de núcleos que integram, ou mais atualmente APU (Accelerated Processing Unit), que é muitas vezes confundido com o CPU e GPU embora em termos gerais toda esta tecnologia tem a mesma finalidade, são utilizadas em áreas diferentes e para fins diferentes.
         A primeira, a APU (Accelerated Processing Unit) é um tipo de processador no interior das habitações, tanto a unidade de processamento, a CPU, tais como a unidade de processamento de vídeo, GPU. Esse tipo de implantação fornece uma vantagem considerável na velocidade de processamento, e porque também na mesma cápsula contém um controlador de memória e um barramento para o processamento de alta velocidade, tornando-se mais eficiente nos notebooks.
             Graphics Processing Unit, mais conhecido como processadores GPU são montados em placas de vídeos, e, basicamente, estão a cargo de mostrar as imagens na tela resolvendo um bilhão de operações aritméticas por segundo. A GPU pode ser encontrado em nosso computador de duas maneiras diferentes, a GPU em placas de vídeo ou soldadas diretamente na placa-mãe do PC, aplicação chamada "OnBoard" ou "Integrated Video".
       A CPU, também conhecida como "unidade de processamento central" é absolutamente responsável por processar todas as operações do computador a partir do power-on para carregar o sistema operacional, e todas as funções ou operações de que ele ou programas do usuário fazem. Em suma, um computador sem CPU é inútil.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Agora, se os requisitos de utilização são mais elevados, o melhor é um computador com um processador tradicional, e se queremos ainda mais desempenho, precisamos de uma combinação de CPU e GPU dedicados, ou seja, as placas de vídeo conhecidas, deixando de lado a capacidade vídeo "onboard".

    ResponderExcluir