mk

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Dicas para usar o email

            O e-mail foi um dos serviços de Internet que se espalhou mais rápido. Apesar das inúmeras alternativas de comunicação que existem hoje, continua a ser a mídia mais popular e vai continuar sendo por muito tempo. No entanto, o uso que fazemos dele muitas vezes não é a melhor, usá-lo de forma inadequada pode chegar a perturbar os nossos contatos. Portanto, neste post vamos fazer uma pequena compilação de recomendações para fazer bom uso do e-mail.
            Primeiro de tudo, a educação: primeiro, recebe; no final, dizer atenciosamente. Adapte a sua maneira de expressar a quem você vai escrever. Seja breve e direto ao ponto: não faça divagações. Não conte a sua vida (a menos que esse seja o propósito do email). Não estique a mesagem com detalhes desnecessários.
            Use o campo CCO (Blind Carbon Copy) quando você quiser enviar um e-mail para várias pessoas, você deve usar o campo Cco para incluir seus endereços, em vez do campo Para. Assim, seus destinarios não poderam ver o resto dos endereços para quem você enviou o email. Portanto, sempre digite o seu endereço de e-mail no campo Para e endereços dos destinatários no campo Cco. Você enviará e-mail para si mesmo, mas, ao mesmo tempo, obterá uma cópia para cada um dos endereços que você adicionou, sem demonstrar isso a qualquer um deles.
             Salve documentos em formatos padrão: ao contrário do que possa parecer, nem todo mundo usa o Microsoft Office, e muito menos a sua versão mais recente, por isso pode ser que se você envie um documento no Word 2007 formato docx, que você não possa ser lido pelo destinatário. O mesmo se aplica para apresentações. Sempre envie formato de texto que pode ser aberto na maioria dos computadores. Para textos, emprega PDF, RTF ou, em última análise, se o documento não tem imagens ou formato (ou não importa), TXT. Para apresentações, PDF será sempre preferível a qualquer formato PowerPoint (embora as animações e transições sejam perdidos).

Um comentário:

  1. Compactar os arquivos que você envia nem sempre é necessário, mas é recomendado se você quiser enviar três ou mais arquivos ou se você estiver enviando um documento de texto muito pesado. Quando se trata de arquivos de vídeo, áudio ou imagem, você não vai ter um nível muito elevado de compressão, então é melhor apenas comprimi-los quando são vários arquivos.

    ResponderExcluir