mk

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Desfragmentar discos SSDs

          SSD (Solid State Drive), também conhecida em espanhol como SSD, é uma tecnologia projetada para substituir os discos rígidos tradicionais, ou seja, aqueles com partes móveis e mecanismos de pratos e cabeças. O SSD usa memória flash não-volátil, marcando uma vantagem impressionante em termos de velocidade de escrita e leitura em relação às transmissões mecânicas, mas também oferecem outras qualidades importantes como uma tolerância muito maior a choques e vibrações, e menor consumo energia, entre outros.
           Os usuários deste tipo de unidades de armazenamento, e entusiastas de tecnologia, em geral, acreditam que os SSDs têm um número limitado de gravações, resultando em uma vida mais curta do que a tradicional dos discos rígidos, e portanto, desfragmentar uma unidade deste tipo só contribui para que durem menos.
          Desfragmentar um SSD, agora chamado de "Otimização", poderia encurtar sua vida útil há muitos anos atrás, quando saiu no mercado e sua tecnologia não tinha sido totalmente desenvolvida. Atualmente, qualquer disco possui bem mais de 10 anos de expectativa de vida, trabalhando em seu pleno potencial.
          Neste sentido, o Windows executa uma desfragmentação a cada 28 dias, desde que a função "Restore" esteja ativada, o que ajuda a unidade nunca perder seus benefícios. Para eliminar qualquer dúvida mesmo a Microsoft assegura que a desfragmentação / optimização não só não é perigoso ou não podem encurtar a vida útil de um SSD, é até mesmo recomendado para a boa saúde da unidade.

Um comentário:

  1. É claro que, se ainda temos algum tipo de medo, sempre podemos desativar a otimização agendada, no entanto, não é aconselhável sob qualquer ponto de vista, uma vez que a desativação de desfragmentação pode levar a problemas de longo prazo e erros na escrita e leitura .

    ResponderExcluir