mk

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Linux para iniciantes

            Em sites, listas de discussão e fóruns sobre GNU / Linux (que a partir de agora vamos chamar somente Linux) e software livre, uma das perguntas mais freqüentes é: "Qual é o melhor Linux para mim", e como variantes desta questão. "Qual é o melhor Linux", "qual você recomendaria para um iniciante", e assim por diante. Este artigo foi escrito com a intenção de ajudar a esclarecer essas dúvidas. Se você não tiver usado o Linux, mas quer experimentá-lo e este texto vai lhe ajudar. 
            Em essência, o Linux é de fato o nome do kernel de um sistema operacional criado por Linus Torvalds. Seu uso é livre (qualquer pessoa pode usar e alterar o seu código-fonte), muitas organizações juntaram o kernel com uma gama de pacotes de software, para formar um sistema operacional com a funcionalidade do usuário relevante. Cada combinação de pacotes de software do kernel é dado o nome de distribuição e possuem todas as funcionalidades implementadas pela organização de quem criou. 
          Como toda organização trabalha com diferentes filosofias e objetivos, a montagem de uma distribuição é baseada em diferentes aspectos. Assim, existem distribuições para diversos fins. Hoje, um usuário experiente é capaz de criar a sua própria distribuição, acrescentando as características que mais lhe atendem. 
         Entre as distribuições mais populares do mundo, estão :. Red Hat / Fedora, SUSE (agora propriedade da Novell), Mandriva, Debian, Slackware e Ubuntu (Debian base). Existem outras distribuições baseadas nestes, assim como distribuições eles são conhecidos apenas em determinados países. A melhor resposta para o título deste artigo é "qual a distribuição que você tem maior afinidade". Esse tipo de resposta sugere ao usuário experimentar várias distribuições e escolher qual é  o mais apropriado. O problema é que tal procedimento é, na maioria dos casos, impraticável porque o utilizador pode perder uma grande quantidade de tempo de ensaio de cada distribuição.

Um comentário:

  1. A questão-chave em tudo isso é que a escolha de uma distribuição Linux, devido à escolha pessoal. Em outras palavras, "o que é melhor para mim, não pode ser melhor para você, e vice-versa." Como tal, a melhor maneira de lidar com este problema é através de algumas sugestões.

    ResponderExcluir