mk

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O que é ransomware?

         Basicamente, ransomware é um malware que se tornou famoso em 2013, e uma vez instalado no computador tem a capacidade de não permitir o acesso a certos arquivos a partir dele,  não podendo usá-lo a menos que se pague uma certa quantia de dinheiro a seu criador. Isso é feito , criptografando, atribuindo uma chave que somente o desenvolvedor sabe, e que alegadamente a enviou.
        Tecnicamente, ransomware é instalado no computador através de um worm ou cavalo de Tróia que se instala em um arquivo baixado da vulnerabilidade da rede infectando alguns componentes de software envolvidos no processo, ou seja, navegador, sistema operacional, antivírus e muito mais. Alguns destes Ransomware são tão agressivos que podem até mesmo impedir que todo o sistema operacional de funcionar livremente.
         Assim como com qualquer outra ameaça, primeiro temos que ter o cuidado sobre os sites que visitamos, ter um bom antivírus atualizado instalado, ter atualizado o navegador e o sistema operacional e qualquer ferramenta que você usa para fazer download de conteúdo web mas acima de tudo, ter muito cuidado com a instalação de software de origem duvidosa. 
          Ransomware é, felizmente, fácil de remover, e até mesmo pode-se fazê-lo manualmente, mas para evitar a perda de tempo que implica, podemos usar qualquer antivírus reconhecidos como Microsoft Security Essentials ou AVG, contanto que estejam bem atualizados. No entanto, pode ser apropriado utilizar uma ferramenta especificamente para esse fim, e, nesse sentido, uma das melhores maneiras de se livrar de ransomware é instalar Polifix.

Um comentário:

  1. Sem dúvida, o mundo da informática está cheio de inúmeras ameaças, é por isso que devemos estar sempre vigilantes e usá-lo com cuidado, dado como um primeiro passo salvaguardar nossa identidade e segurança.

    ResponderExcluir